Home
Notícias
Agenda
Opinião
Parlamento
Deputados e Autarcas
Jovens Estudantes
Documentos
Multimédia
Arquivo
adere.gif
Concelhos
Coimbra
Condeixa-a-Nova
Figueira da Foz
Lousã
Miranda do Corvo
Montemor-o-Velho
Soure
Newsletter







Defender a Lusa é defender a democracia e o território PDF Imprimir e-mail
19-Out-2012
lusa.jpg O Ministério das Finanças considerou que o corte de 30% no contrato-programa do Estado com a agência noticiosa é irreversível.

A agência de notícias Lusa vai ter um corte de 30% no contrato- programa de 2013 com o Estado. O governo já adiantou que não voltará atrás neste corte, o que representa uma machadada para a qualidade do serviço público de notícias. O plano do governo já está em marcha, tendo arrancado um programa de rescisões voluntárias que pretende tornar os despedimentos inevitáveis.

O Bloco de Esquerda considera que este ataque à Lusa é um ataque à democracia, à coesão territorial e à língua portuguesa. Os despedimentos afetarão particularmente as delegações regionais da Lusa, contribuindo para agravar a desertificação (neste caso informativa) do interior. Ora o país não pode ser olhado e tratado como paisagem, a partir de Lisboa. 

A Lusa é uma agência essencial ao país e um importante suporte para outros órgãos de comunicação no país e no estrangeiro, difundindo 12 mil notícias, 3 mil fotografias, mil despachos sonoros e 850 vídeos por mês. Os cortes anunciados no Orçamento 2013 pelo governo PSD/CDS afetarão a qualidade e a quantidade do serviço e o pluralismo informativo, mas também a abrangência da sua cobertura territorial.

Os serviços da agência noticiosa serão afetados, colocando em risco o direito das populações à informação, reduzindo a transparência e o escrutínio público da atuação dos órgãos autárquicos. O BE estranha por isso silêncio dos autarcas do distrito perante este ataque. O BE rejeita a menorização do Distrito de Coimbra e das suas gentes e saúda a greve de quatro dias dos trabalhadores da Lusa contra os despedimentos e em defesa deste serviço público informativo.

» Sem Comentários
Não existem comentários disponíveis.
» Submeter Comentário
Email (o endereço de email não irá ser publicado)
Nome
Título
Comentários
 caracteres restantes
Captcha Image Regenerate code when it's unreadable
 
Artigo seguinte >
banner_facebook.jpg
muppi_setembro.jpg
viruss0201.jpg  
 
banner-simulador.jpg
capajornaljunho1.jpg
 
bannercp11.jpg
esquerda51.jpg
 
brochuraestudantes.jpg
participa.jpg

esquerda.png
site_be.png
grupo_parlamentar.png
global.png
blocoartv.jpg
flickr.jpg 
Online

© 2017 Site Distrital de Coimbra - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.