Home arrow Parlamento
Home
Notícias
Agenda
Opinião
Parlamento
Deputados e Autarcas
Jovens Estudantes
Documentos
Multimédia
Arquivo
adere.gif
Concelhos
Coimbra
Condeixa-a-Nova
Figueira da Foz
Lousã
Miranda do Corvo
Montemor-o-Velho
Soure
Newsletter







Novo Centro de Saúde da Lousã sem data prevista de abertura PDF Imprimir e-mail
28-Jun-2012
logo_parlamento2_429.jpg As Unidades de Saúde Familiar (USF) da Lousã e de Trevim Sol funcionam num edifício da Santa Casa da Misericórdia da Lousã, pelo qual o Ministério da Saúde paga 6000 euros de renda mensal. Em 2007, a Câmara Municipal cedeu gratuitamente o terreno e avançou com uma candidatura ao “Mais Centro” - Programa Operacional Regional do Centro para a construção das novas instalações do Centro de Saúde (CS) da Lousã.

 
Cinco coordenadores de serviços dos CHUC acumulam ilegalmente funções em hospital privado de Coimbra PDF Imprimir e-mail
13-Jun-2012
logo_parlamento2_429.jpgAbriu recentemente em Coimbra uma unidade hospitalar privada designada Idealmed - Unidade Hospitalar de Coimbra (UHC). É do conhecimento do Bloco de Esquerda que neste hospital privado há médicos a exercerem funções de direção que são também diretores de serviços no Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra (CHUC), o que constitui uma indiscutível violação da lei

 
Rovisco Pais contrata enfermeiros a falsos recibos verdes pagando 3,5 euros líquidos por hora PDF Imprimir e-mail
01-Jun-2012
logo_parlamento2_429.jpg O Bloco de Esquerda tomou conhecimento de que o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro (CMRRC) - Rovisco Pais está a propor aos enfermeiros o pagamento de honorários a 5, 63 euros brutos, o que significa 3,5 euros líquidos por hora. De facto, os enfermeiros auferirão 788,20 euros brutos ao fim do mês, aos quais têm que deduzir o IRS (cerca de 169 euros) e a Segurança Social (o valor varia de acordo com escalão, mas assumiremos aqui um valor baixo, de 124 euros). Neste cenário, o trabalhador recebe um valor líquido mensal de 495 euros. Caso o trabalhador esteja colocado num escalão superior da Segurança Social (que é o mais provável) receberá ao final do mês um valor inferior ao salário mínimo nacional!

 
Reorganização do serviço de urgência hospitalar, após encerramento da urgência noturna dos Covões PDF Imprimir e-mail
30-Mai-2012
grupo_parlamentar.png O Bloco de Esquerda vê com estupefação estas afirmações, pois não é concebível que se possa considerar que todo o serviço efetuado por uma urgência polivalente possa ser substituído por um médico. Não é sério que se pense que um único médico a reforçar uma equipa possa dar resposta ao acréscimo de solicitações que advém do encerramento da urgência dos Covões. Como tal, o Bloco de Esquerda considera que estas afirmações só podem ser um lapso, sob pena de estarmos perante uma inacreditável falta de rigor e seriedade que penaliza os utentes e põe em causa a qualidade dos serviços.
 
O Hospital dos Covões integra o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), uma Entidade Publica Empresarial (EPE) que inclui também os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), o Hospital Pediátrico de Coimbra, o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra e as Maternidades Bissaya Barreto e Dr. Daniel de Matos.

 
PSD/CDS E PS INVIABILIZAM AUDIÇÃO SOBRE ENCERRAMENTO DE URGÊNCIA NOTURNA NO HOSPITAL DOS COVÕES PDF Imprimir e-mail
16-Mai-2012
O Bloco de Esquerda solicitou a audição pela Comissão Parlamentar de Saúde do presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) a propósito da anunciada intenção de encerrar a urgência noturna do Hospital dos Covões, em Coimbra. Esta audição foi hoje indeferida com os votos contra do CDS e do PSD e a abstenção do PS.

O encerramento da urgência polivalente do Hospital dos Covões implica obrigatoriamente a reorganização do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), das suas equipas e serviços. No entanto, este processo está a decorrer sem conhecimento nem diálogo com as/os profissionais e/ou serviços envolvidos. Ora, uma reorganização desta dimensão origina uma catadupa de complexos problemas que implicam preparação minuciosa e atempada, o que não parece estar a acontecer.

O Bloco de Esquerda considera fundamental que seja esclarecido o processo de restruturação em curso e lamenta que PSD, CDS e PS tenham inviabilizado esta clarificação. É fundamental acautelar a prestação de cuidados de saúde à população da zona centro, para a qual os hospitais de Coimbra são uma referência, conhecer calendarização prevista para esta reorganização e para os profissionais que aí trabalham.
 
Leia, aqui , o pedido na íntegra.
 

 
Proposta de Audição do Presidente da Administração Regional de Saúde do Centro PDF Imprimir e-mail
11-Mai-2012

Exma. Srª. Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde,
Deputada Maria Antónia Almeida Santos

Lisboa, 10 de maio de 2012

Assunto: Proposta de Audição do Presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, José Manuel Azenha Tereso

Nos últimos tempos, têm sido veiculadas notícias dando indicação de que, no dia 21 de maio, irão ser encerrados os serviços de urgência, durante o período noturno, no Hospital dos Covões, em Coimbra.


 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 10 de 81
banner_facebook.jpg
muppi_setembro.jpg
viruss0201.jpg  
 
banner-simulador.jpg
capajornaljunho1.jpg
 
bannercp11.jpg
esquerda51.jpg
 
brochuraestudantes.jpg
participa.jpg

esquerda.png
site_be.png
grupo_parlamentar.png
global.png
blocoartv.jpg
flickr.jpg 

© 2017 Site Distrital de Coimbra - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.